30 anos da Damaceno

Nessas três décadas de existência, o setor primário enfrentou no mínimo três grandes crises, as chamadas “CRISE DOS DEZ ANOS”, onde o cenário nacional, e especialmente a classe produtora do País recolheu-se economicamente.
Mas nada foi tão forte que pudesse estagnar ou regredir a forte cadeia produtiva do Brasil, em especial aqueles que a compõem na região sul do Estado do Rio Grande do Sul. A Damaceno, durante sua existência, sempre primou pela solidez, pela seleção de seus colaboradores, sejam eles clientes, fornecedores ou funcionários e pela excelência em produtos e serviços.
De cada período de crise saímos mais fortalecidos, pois, sempre soubemos desacelerar e avançar no momento exato, com “os pés no chão”, sem nunca perder o foco em oferecer soluções aos clientes.
1971 - Início
Em 1971, se inicia a grande história de nossa empresa – DAMACENO Implementos Agrícola. Nosso fundador, Valdemir Damaceno, começa a trabalhar como vendedor de perfumarias e artigos para casa, comercializando pelo interior de Canguçu, Pelotas e Região.
1986 - Empreendedorismo
Com o despertar da veia comercial, passou a trilhar uma carreira de sucesso em vendas, até que em 1986, voltou-se para o ramo do comércio em máquinas e implementos agrícolas, e deixou aflorar a virtude que pauta nossa empresa até hoje: EMPREENDEDORISMO.
1989 - Fundação
Com a iniciativa necessária, Valdemir iniciou a sua primeira empresa de Implementos Agrícola na cidade de Pedro Osório. No ano de 1989 mostrou novamente sua veia empreendedora, quando desfez a sociedade de sua antiga empresa, e fundou em sociedade com sua esposa, Nára Damaceno, a nossa DAMACENO Implementos Agrícolas Ltda.
1990 - Segunda Maior Revenda do Rio Grande do Sul
Já em 1990 a DAMACENO mudou-se para a cidade vizinha, Cerrito devido ao rápido crescimento o que ensejou a necessidade de instalações físicas maiores. Consequência da crescente expansão da empresa tanto na questão estrutural quanto no aspecto de inserção no mercado foi o primeiro grande reconhecimento de nossa empresa: escolhida a “SEGUNDA MAIOR REVENDA do R.S. e uma das maiores do País no comércio de máquinas e implementos agrícola da marca JAN por ter atingido níveis três vezes maiores do que a meta imposta pela fabricante para o ano de 1990”. Consolidava-se assim a maior e mais antiga fidelidade da DAMACENO com nossos fornecedores.
1992 - Desafios
Dois anos depois, em 1992, a DAMACENO enfrentou um de seus maiores desafios extra mercado; sua sede foi atingida pela maior cheia do Rio Piratini; Devido à este fato a empresa voltou a sediar-se na cidade de Pedro Osório, já que mesmo após a enchente, a expansão comercial continuava e a necessidade de maior espaço físico permanecia.
1995 - Expansão
Seguindo sua expansão, em 1995 a DAMACENO adquiriu três lotes de terrenos às margens da BR-116, na cidade do Capão do Leão, onde começou a construção do prédio próprio e onde hoje se encontra a matriz da empresa. A mudança para nova sede aconteceu apenas no ano de 2001, primando sempre pelo crescimento sustentável, com solidez e simplicidade.
1997 - Notícia em todo o Rio Grande do Sul
As grandes conquistas não pararam nunca; no ano de 1997 a empresa teve mais um grande reconhecimento por parte de sua competência comercial: “Efetuou a maior venda conjunta de máquinas e implementos agrícolas para um único cliente, com a venda de 32 plantadeiras e 28 carretas graneleiras da ao Grupo Extremo Sul”, sendo esta transação comercial notícia em todo RS.
2006 - Nova Marca Comercial
Esta marca comercial foi novamente atingida no ano de 2006 quando houve a venda em uma única negociação de “20 plantadeiras e 12 carretas para o cliente Ricardo Gonçalves Teixeira de Jaguarão”.
2010 - Convenção Kuhn Mundial
No ano de 2010 a DAMACENO foi destacada entre as 10 mais importantes revendedoras do Brasil da marca Kuhn; convidada para participar da Convenção Kuhn Mundial realizada na França, foi a única revenda do Brasil autorizada a levar ao evento seus melhores clientes.
2012 - Kuhn do Brasil
Em 2012, após muitas rejeições, a Kuhn do Brasil topou o desafio e uma máquina da espécie foi importada do continente europeu para a DAMACENO para testes de plantio diretamente nas lavouras dos clientes; o projeto foi tão bem sucedido que só a máquina protótipo plantou mais de mil hectares sem parar, com rendimento de até 100ha por dia e uma singular qualidade de semeadura; resultado disso é que a Kuhn da França hoje fabrica a plantadeira em série e a vende para o mundo todo.
2014 - Ampliação
Em 2014 a DAMACENO deu outro grande passo, novamente de forma consciente, mas se adequando a demanda de melhor atender nossos clientes no setor de peças, e também em implementos agrícola. O início às obras de ampliação física, projeto este que concluído representará uma ampliação de 400% no espaço físico visando atingir as necessidades do mercado que se alastra constantemente e a melhoria no atendimento dos clientes. Também em 2014, diante da crescente no mercado e das necessidades de organização interna e extensão no atendimento de regiões e clientes, foram definidos investimentos tais como contratação de empresa de apoio para realização do Planejamento Estratégico para o biênio 2015/2016, mapeamento e reestruturação dos processos operacionais, investimento em novo software de gestão, bem como capacitação e desenvolvimento dos nossos colaboradores.
Group 2

Missão

A missão define o que é a organização hoje, seu propósito e como pretende atuar no seu dia-a-dia. Cria um clima de comprometimento dos dirigentes em seus diferentes níveis, bem como da equipe de colaboradores, com o trabalho que a organização realiza.

“Oferecer ao Produtor Rural a melhor solução em peças e implementos agrícola, por meio de um atendimento confiável e de qualidade”.

Visão

A visão é a idealização de um futuro desejado para a organização. Ela deve ser clara e estar em permanente visibilidade. Assim, ficou definido como visão de futuro para atingir até 2016 para a DAMACENO:

“Se tornar o principal fornecedor de peças e implementos agrícola em nossa região de atuação, reconhecido pela qualidade e confiança de nossos produtos e serviços”.

Valores

Valores Institucionais são as ideias fundamentais em torno das quais se constrói uma organização. Representam as convicções dominantes e as crenças básicas que norteiam a atuação da organização, sendo um compromisso institucional.

  • Confiança e compromisso com o Cliente
  • Qualidade em peças e implementos agrícolas
  • Simplicidade com Inovação e Tecnologia
  • Investimento em Capacitação Técnica e Humana
  • Responsabilidade com Resultado
  • Conhecimento em busca do melhor para o cliente
  • Aproximação no relacionamento com clientes internos/externos
  • Valorização dos nossos colaboradores